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Gestão de Academias

Plano de negócios para academia: guia.

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Parece que a “Era Fitness” veio mesmo para ficar. A preocupação com a saúde e a estética atraem cada dia mais e mais brasileiros para as academias. Se o seu sonho é investir neste mercado, você precisa de um plano de negócios para academia, neste guia vamos abordar tudo o que você precisa saber para montar uma academia da forma correta e evitar que o seu negócio quebre. Para isso, montamos um guia simples para você seguir um plano de negócios para sua academia começar bem!

Os dados divulgados pela ACAD (Associação Brasileira de Academias) são animadores. O setor fitness tem movimentado mais de 2,5 bilhões de dólares por aqui. Já são mais de 30 mil academias espalhadas por todo país e cerca de oito milhões de alunos.

Plano de negócios para academias

Oportunidades não faltam para lucrar neste ramo. O grande diferencial é estar preparado para montar um plano de negócio para academias certeiro. Você não precisa ser formado em Educação Física. O mais importante é, na verdade, conhecer a fundo o mercado de academias e saúde, identificando as oportunidades ainda não exploradas.

E ter a certeza que montar uma academia, é montar um negócio como outro qualquer, que precisa de plano de negócio, resiliência e conhecimento do mercado.

1 – Montar um planejamento  

Na verdade, qualquer pessoa que pretende começar um negócio rentável precisa dedicar um bom tempo na etapa do planejamento. Para a área de academias, não é diferente.

Um dos modelos mais usados no mercado para estruturar um negócio é o Business Model Canvas, mais conhecido só por Canvas. Ele é um mapa visual em que você vai responder importantes perguntas sobre como vai funcionar sua academia na prática.

As principais etapas que fazem parte do modelo Canvas é especificar pontos como:

Proposta de valor – o que a sua empresa vai oferecer ao seu público-alvo que a torna especial?

Segmento de clientes – neste tópico, você define em qual segmento do mercado fitness vai atuar. Por exemplo, sua academia vai ser só de musculação? Para o público jovem, para todos ou só para a terceira idade? Todos estes detalhes precisam ser apontados nesta etapa.

Canais – como os interessados podem se matricular em sua academia? Apenas pessoalmente ou também pela internet?

Relacionamento – como você vai se comunicar com seus clientes?

Atividades-chave – é hora de descrever quais são as atividades que você precisa oferecer na academia para conseguir entregar sua proposta de valor.

Recursos – o que você precisa em termos de recursos para conseguir garantir as atividades-chave?

Parcerias – quais serviços tercerizados você vai precisar usar para atingir suas metas?

Fontes de receitas – como a sua academia vai lucrar?

Estrutura de custos –  quais são as suas despesas para conseguir entregar o seu serviço?

Além de desenhar o seu negócio nos aspectos acima, você também precisa planejar como vai levantar fundos para montar uma academia. Todo o dinheiro vai vir de economias suas ou então você vai precisar de um empréstimo?

Faça as contas, coloque tudo num papel. Saiba, por exemplo, depois de quanto tempo funcionando sua academia vai começar a pagar o investimento.

2 – Separar documentação e resolver questões legais

Não tem como fugir da burocracia, então o melhor é já estar preparado para lidar com toda a documentação que você vai precisar para funcionar dentro da lei e evitar problemas futuros.

Para legalizar a sua empresa, você vai precisar ir em órgãos como a Junta Comercial, levando CPF, RG, contrato social, Ficha de Cadastro Nacional e pagar taxas.

Depois, é necessário se registrar na Receita Federal para conseguir um CNPJ. O alvará de funcionamento emitido pela Prefeitura Municipal é essencial. E é bom comentar que todas as academias também precisam estar registradas no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

Como você percebeu, existem diversos detalhes no processo de abertura de uma empresa. Então, a melhor forma de evitar erros neste processo é contar com a ajuda de um profissional ou conhecido que tenha experiência com o assunto.

3 – Escolher a localização da sua academia  

Com todos os itens acima resolvidos, chegou a hora do seu sonho ganhar um espaço físico. Você precisa escolher o lugar certo para montar sua academia. Para isso, vale a pena fazer uma pesquisa inicial.

Por exemplo, a localização que você tem em mente é de fácil acesso para o público-alvo que você quer atrair? Procure conhecer bem o bairro e suas peculiaridades, descubra também os hábitos das pessoas que nele vivem e a renda financeira.

Lembre-se que se a sua intenção é abrir uma academia voltada a classe A, ela precisa estar em um bairro que as pessoas tenham um poder aquisitivo compatível.

Estrutura

O lugar que você vai escolher também precisa ter uma capacidade mínima para receber os equipamentos e o número de alunos. Não é recomendado um espaço menor que 200 m².

Lembre-se que a sua academia vai precisar de uma recepção, sala de avaliação médica, um cantinho administrativo, banheiros com vestiários e duchas, além de, claro, o espaço de treino.

Se você quiser aumentar seus lucros com a tática conhecida em marketing como Cross-selling, você também deve levar em consideração um espaço para vender produtos relacionados ao estilo fitness.

Esta estratégia tem como base a ideia de potencializar as suas vendas por meio de serviços ou produtos relacionados ao interesse primário do seu aluno.

Sendo assim, você pode considerar ter uma loja com roupas de academia, produtos nutricionais ou mesmo uma lanchonete que venda alimentos voltados para quem quer definir o corpo. Tudo isso ajuda você a faturar além do valor da mensalidade.

4 – Comprar equipamentos

Quando você pensa em equipamentos que precisa comprar para montar uma academia, provavelmente você só está lembrando dos esportivos.

Mas vale dizer que computadores, televisões, aparelhos sonoros, armários, cadeiras e outros itens administrativos também precisam ser considerados no seu orçamento.

Aparelhos esportivos

Na hora de escolher os equipamentos da sua academia, é importante lembrar que eles serão usados repetidamente, todo os dias. Então, eles precisam ser profissionais, potentes e também modernos.

A qualidade dos serviços que você vai oferecer é o que determina o valor que você pode cobrar na mensalidade.

No site da ACAD, eles oferecem uma lista de fornecedores para equipamentos como esteiras, bicicletas ergométricas e também os circuitos de musculação.

5 – Contratar os funcionários certos

Contratar as pessoas certas para trabalhar com você é um momento importante na hora de montar uma academia.

Todos os professores de musculação devem ser formados em Educação Física. O número certo de pessoas que você deve admitir vai depender do tamanho do seu espaço e número de alunos matriculados.

Além dos mentores, você também pode precisar de alguém na recepção, pessoas para manter o ambiente limpo e outras funções que envolvem o seu negócio.

[linkar com o texto “Como contratar profissionais para academia”]

6 – Atrair alunos

No começo, é difícil para qualquer negócio atrair consumidores. O melhor é ter um plano de marketing para divulgar seus serviços.

Se a sua academia é de bairro, uma estratégia interessante é fazer panfletos e distribuir na região, além de fazer parceria com comércios locais.

A internet sempre deve estar em seus planos, é essencial ter um site bonito e útil, com as informações sobre os serviços que você oferece, o seu endereço e telefones de contato.

Você pode considerar também a opção de permitir que os seus alunos se matriculem pela internet por meio de uma página de pagamento. Não se esqueça de detalhar as opções de planos e regras do contrato. Seja sempre transparente.

Lembre-se que toda a sua comunicação deve ser voltada para o seu público-alvo, aquele que você definiu lá em cima, no momento do planejamento.

[linkar com o texto “Como conseguir alunos para sua academia (modalidades diversificadas)”]

7 – Gestão de processos

Para que você possa focar no seu core business, é importante automatizar processos. Se num primeiro momento isso pode parecer gastos desnecessários, pense em longa data se quiser escalar sua academia. Se você for escolher serviços de fintechs ou de um banco digital, assegure-se que tenham cobrança recorrente nos serviços.

Ter um software de gestão para organizar sua academia vai ajudar você a não perder tempo e não se atrapalhar durante a rotina.

Existem diversas opções no mercado, desde as mais completas até possibilidades para atender empreendedores menores. 

Automatizar seus pagamentos também vai facilitar o seu dia a dia. Além da gestão, a sua academia vai poder aceitar diversas formas de pagamento, incluindo as principais bandeiras de cartão do mercado.

Ainda tem o grande diferencial de que o seu cliente vai poder usar o cartão de crédito sem deixar seu limite bloqueado. É importante também entender na prática os benefícios da cobranca recorrente para academias e o bom uso de um software de gestão de academias. Leia nesse post.

Agora que você já entendeu qual é o passo a passo de como montar uma academia, é hora de colocar seu sonho em prática.

Boa sorte!

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4 empresas que podem ajudar a sua academia e estúdio

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aplicativos para academia

Seja uma micro gym, um box de crossfit ou uma academia consolidada, usar parceiros certos, pode fazer a diferença no dia a dia da gestão fitness. Além de delegar algo que eles sabem fazer com excelência, alguns aplicativos para academia e softwares ajudam os clientes e gestores. Obviamente, tiramos dicas de sistema para academia.

Fizemos uma lista rápida, que pode ajudar você gestor de academia, de forma prática. Vamos às dicas.

Gympass

A Gympass pode trazer um tipo de cliente que não está acostumado a pagar planos de academias, mas pode atrair um futuro cliente de forma simples.

Conheça: gympass.com.br

Listenx

A Listenx é dona da Radio Academia, um sistema que ajuda os gestores que querem personalizar a experiência na academia. Além da rádio, o sistema permite a reprodução indoor de conteúdo.

Conheça: listenx.com.br

Movement

A Movement desenvolve e fabrica há mais de 30 anos, equipamentos fitness com tecnologia, qualidade, robustez e design mais do que premiado, numa busca constante pela saúde e bem-estar.

Conheça: movement.com.br

Wiki4Fit

O Wiki4Fit é um aplicativo para personal trainner e academias. O app gerencia os treinos, mapeia os pontos de uso da academia e combina aplicações de GPS e Big Data para gerar B.I. (Business Intelligence).

Conheçawiki4fit.com.br

Gostou da lista? Comenta aí.

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Esteiras usadas para academia: vale a pena comprar?

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esteiras usadas

Seu plano de negócios já está pronto, agora você precisa encontrar os equipamentos ideais para sua academia. Segundo o Sebrae, a média de gastos para montar uma academia é de 100 mil reais. Porém, você sabia que, em muitos casos, adquirir esteiras usadas pode ser uma excelente opção para economizar dinheiro sem diminuir a qualidade dos serviços oferecidos?

Você pode encontrar esteiras usadas em diversos sites diferentes e é nesse momento que precisará fazer muitas pesquisas (de preço e qualidade) para evitar comprar equipamentos que estejam com defeitos, em mau estado de conservação ou inadequados ao ambiente da sua academia.

Esteiras usadas para academias

Acompanhe a seguir, dicas e análises rápidas sobre comprar esteiras usadas para academias.

esteira usada

Cuidado com a velharia! Foto: Natural Herbal Drink

Preço e qualidade

Na hora de pesquisar por esteiras usadas, é fundamental ficar de olho na qualidade e tempo de vida do aparelho. Às vezes essa economia pode ser um tiro no pé se a pesquisa inicial não for feita com o máximo de cuidado, avaliando os mínimos detalhes. É muito comum, gestores recorrerem a sites com OLX e Mercado Livre, procurando esteiras usadas: atenção!

Em média, o valor de uma esteira nova fica entre mil e 5 mil reais, com alguns equipamentos profissionais que podem ultrapassar os quatro dígitos. Antes de fechar negócio, pesquise todos os fornecedores possíveis e as condições de seus equipamentos (você pode começar pela lista da ACAD com os principais fornecedores de aparelhos fitness no Brasil). Procure por vendedores em seu estado e, se possível, adquira maiores quantidades de aparelhos, pois essa é uma forma de reduzir o preço.

Avaliar a resistência de um aparelho também é um fator decisivo na hora de encontrar o melhor custo/benefício. Aposte em aparelhos mais robustos e com pouco tempo de uso, pois eles precisam aguentar um desgaste intenso ao longo do dia e evite comprar equipamentos que não são para uso profissional; mesmo que o preço seja menor, será preciso investir quase o dobro em reparos.

Você pode encontrar esteiras usadas em diversos sites, como Mercado Livre, OLX, Ponto Frio, Americanas ou em grupos e páginas do Facebook.

Fique de olho nos detalhes

Esteiras profissionais são mais confortáveis e possuem motores mais potentes em relação às esteiras domésticas. Além de possuir maior quantidade de funções oferecidas no painel, como monitoramento do tempo de atividade; distância percorrida; velocidade; calorias queimadas e batimentos cardíacos.

Escolha esteiras usadas com motores acima de 3.0 HP e dê preferência às que possuem superfície mais ampla para caminhar/correr e com capacidade para suportar mais peso.

Além disso, a velocidade mínima e máxima do aparelho é outro detalhe importante para ficar de olho, pois você deverá oferecer diferentes ritmos de atividade (desde leves caminhadas até corridas de alta intensidade). Esteiras com velocidade média de 1 até 15/20k/h são ideais.

Vantagens e desvantagens

Adquirir esteiras usadas pode gerar uma boa economia, mas, assim como tudo na vida, você poderá ter algumas vantagens e desvantagens, como:

  • Valores mais baixos;
  • Maiores investimentos em outros equipamentos (cadeiras, computadores, televisores, armários, etc.);
  • Maior sustentabilidade;
  • Equipamentos com menor tempo de vida;
  • Maiores gastos com manutenção.

Lembre-se: após comprar todos os aparelhos necessários para sua academia, é fundamental criar uma rotina de manutenção a fim de evitar falhas e, consequentemente, a insatisfação de seus alunos. Faça a limpeza de todos os equipamentos, aperte parafusos e lubrifique peças que vão se desgastando com o uso contínuo.

Na hora de comprar esteiras usadas, certifique-se de que está comprando o equipamento ideal para atender as necessidades dos seus clientes! E pode acreditar, cliente liga para modernidade.

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Marketing para academia: 8 ideias para atrair mais alunos!

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marketing para academia

Quem tem um espaço fitness sabe que atrair e reter alunos é uma tarefa que exige dedicação. A alta concorrência é um dos principais desafios que um gestor precisa enfrentar. Por isso, apostar no marketing para academia é essencial para quem não quer ficar para trás.

E os esforços valem a pena. O Brasil já é considerado o segundo maior mercado de academias do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. São mais de oito milhões de alunos matriculados em espaços de ginástica e musculação.

Marketing para academia na internet

A preocupação com a aparência tem atraído cada vez mais pessoas para academias. Por isso, marketing para academia é indispensável para qualquer tipo de academia. Mas se você não investir em marketing, será difícil para seus potenciais clientes conhecerem sua marca, seu espaço e os motivos pelos quais eles deveriam treinar em seu espaço e não no que fica do outro lado da rua.

Além de ser eficiente para atrair alunos, investir esforços em marketing para academia também funciona muito bem para reter quem já escolheu treinar com você. Já que ao consolidar sua marca no mercado, as pessoas vão fazer questão de continuar com você, pois sabem que, mesmo o preço não sendo o mais baixo, a qualidade vale a pena.

Se você quer começar a investir em marketing hoje mesmo, confira as dicas que separamos abaixo.

1 – Conheça o seu aluno

Já falamos sobre a importância de saber qual é o perfil do seu aluno aqui no Ever Fit no texto de planejamento. E esse continua sendo um dos itens mais importantes quando falamos em marketing para academia.

Pense bem, para você conseguir entregar uma comunicação efetiva aos seus potenciais clientes, é preciso saber quem são eles. E não estamos falando de informações limitadas, como apenas idade, gênero e situação financeira.

É preciso considerar muito mais informações além do básico. Você deve entender qual é o estilo de vida dessas pessoas que você quer atrair, quais lojas elas gostam de comprar, quais lugares elas frequentam, seus hobbies e, um dos pontos fundamentais, quais são os principais desafios que elas têm.

Essa estratégia em marketing é conhecida como criar personas. Elas funcionam como uma imagem do seu cliente ideal. Sua construção deve ser criada baseada em informações reais e não fictícias.

Algumas perguntas importantes que você deve responder na criação da sua persona são:

  • Grau de escolaridade
  • Meios de comunicação que ela utiliza
  • Principais objetivos
  • Principais desafios

Na hora de coletar informações para construir suas personas, você pode aproveitar os alunos já matriculados e fazer rápidas entrevistas. Sempre dê um nome para suas personas, quanto mais reais elas forem, mais sucesso você vai ter ao criar sua estratégia de comunicação.

2 – Aposte em eventos

Participar e organizar eventos é uma ótima ferramenta de marketing para academia. Pois é por meio desses encontros que muitos potenciais clientes acabam conhecendo o seu espaço.

E para ter certeza que a sua estratégia será eficaz, você precisa pensar, planejar e divulgar muito bem. Assim, não corre o risco de acabar investindo dinheiro sem ter o retorno que espera.

Defina um foco

O primeiro passo é determinar sobre o que será seu evento. Pense em um tema, pode ser uma mini corrida em algum parque no bairro da sua academia, uma palestra com alguém da área de nutrição em seu próprio espaço, um personal trainer que explique como ganhar massa muscular ou qualquer outro assunto. Fazer marketing para academia é ter um foco bem definido.

É importante se certificar que o tema que você escolheu é de interesse das suas personas. Só assim você vai conseguir atingir seus objetivos com o evento.

Faça o planejamento

Planejar é indispensável para aumentar as chances que tudo saia como você espera. Defina para quantas pessoas vai ser o evento, depois tenha certeza que o espaço que você escolheu consegue suportar todas elas de forma confortável.

No planejamento é importante também definir todos os detalhes do encontro. Por exemplo, ele será aberto ou só para alunos, qual o tempo de duração, quem será o palestrante (se for o caso), será gratuito ou terá um custo simbólico para ajudar a pagar os gastos.

Não se esqueça de criar um plano de comunicação, seu evento só terá sucesso se ele for bem divulgado. É importante que você pense em tudo isso nessa etapa.

Capriche na divulgação

Na etapa anterior você planejou as estratégias de divulgação, agora é hora de colocá-las em prática.

Comece a comunicar o evento com antecedência para que as pessoas possam se organizar e participar. Envie o convite por e-mail, coloque em suas redes sociais e considere criar um banner para deixar em frente a sua academia.

Se você conhecer alguma empresa ou estabelecimento que possa ter interesse em seu evento, entre em contato, pense em parcerias que podem ajudar você a chegar no seu objetivo por meio do evento.

3 – Faça parcerias

Uma das estratégias de marketing para academia que você pode trabalhar é estabelecer parcerias.

Encontre estabelecimentos que ficam próximos a seu espaço e que tenham um público parecido com o seu. Você pode combinar ações de divulgação, em que ele comunique sobre o seu negócio para os clientes e você fale sobre os serviços dele.

Ou você também pode pensar em oferecer descontos para quem fechar com você que tenha comprado algum produto ou algum serviço do seu parceiro.

As parcerias também podem ser firmadas no meio online, muitas vezes chamadas de co-marketing. Procure empresas que também tenham um blog, escreva posts sobre o mercado fitness e peça que eles publiquem, você também pode abrir espaço em seu site para que eles escrevam.

Essa é apenas uma ideia de parcerias que você pode fazer para ajudar a divulgar o seu serviço, principalmente no começo. Seja criativo, pesquise e encontre as maneiras que mais funcionam para você.

4 – Crie um blog

Investir em conteúdo não é uma boa estratégia apenas para negócios digitais. Hoje, a internet é o principal lugar em que as pessoas buscam informações para solucionar suas dúvidas e também para procurar novos lugares.

Ter um blog é um excelente canal para atrair potenciais clientes de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por anúncios. O segredo é criar materiais úteis, de interesse da sua persona.

Esses artigos precisam ter qualidade, é neles que você deve aproveitar para escrever e responder as principais dúvidas de quem procura uma academia como a sua; elas podem ser desde as mais básicas, até as mais complexas.

Se você não tem muita prática em escrita e fica na dúvida de quais assuntos poderiam ser interessantes, a principal estratégia é se basear em palavras-chave. Elas são as principais referências que você pode ter para entender o que os seus futuros alunos buscam em sites como o Google ou Yahoo.

Use essas palavras-chave também na hora de definir os títulos de seus artigos, elas vão ajudar a atrair os leitores.

Existem ferramentas (gratuitas e pagas) disponíveis no mercado que podem ajudar você a encontrar a melhor palavra-chave, algumas delas são:

5 – Invista nas redes sociais

Elas ganharam o gosto das pessoas e acabaram se tornando grande aliadas na hora de divulgar uma empresa. Quando o assunto é fitness e marketing para academia, algumas plataformas são mais eficazes que outras.

O Instagram é uma delas, a rede tem mais de 50 milhões de usuários ativos no Brasil. A grande estratégia nessa plataforma é trabalhar fotos e o conteúdo visual. O Facebook, Snapchat e YouTube também são canais interessantes para o segmento de academias.

Com exceção do YouTube, todas as outras que citamos contam com a funcionalidade “Stories”. Explore essa opção, por elas você pode postar vídeos e imagens para mostrar a rotina da sua academia e dar o gostinho de como são as aulas.

marketing para academia

Use imagens de impacto em todas redes! Foto: Shutterstock

Outra aplicação das redes sociais que tem estado em alta é a opção de fazer uma transmissão em tempo real, o chamado Live.

Por ela, você pode aproveitar para conversar com pessoas interessadas em papo de academia, com certeza alguma vai gostar da sua proposta e procurar conhecer mais o seu serviço ou mesmo indicar para alguém que esteja procurando lugar para treinar.

6 – Cultive uma base de e-mails

Quando as redes sociais apareceram, muitas pessoas achavam que os e-mails deixariam de ser usados. Mas isso não é verdade. Eles estão mais fortes do que nunca e são uma ótima ferramenta para você se comunicar com seus alunos e possíveis clientes.

Por meio do e-mail você pode aproveitar para divulgar seus conteúdos do blog, além de enviar descontos exclusivos para quem ainda não fechou com você. Para ter mais assertividade, o mais indicado é segmentar sua lista.

Isso quer dizer, divida as pessoas em grupos, elas podem ser só para potenciais clientes, outra para quem já é aluno e assim por diante. Essa segmentação vai ajudar você a entregar mensagens mais personalizadas, consequentemente, elas devem ter mais aceitação.

Entre as ferramentas disponíveis no mercado que você pode usar para criar campanhas de e-mails, estão:

7 – Aproveite o marketing de referência

O famoso marketing boca a boca sempre foi uma das maneiras mais eficientes de atrair consumidores.

Com a tecnologia cada vez mais presente, essa modalidade deixou de existir apenas na “vida real” e ganhou uma versão também no mundo digital, o chamado marketing de referência.

Dessa forma, as pessoas podem indicar um serviço ou produto para amigos e em troca ainda ganham alguma vantagem com isso. O Dropbox, uma plataforma na nuvem de armazenamento de arquivos, foi uma das pioneiras nessa ideia.

Quando estavam começando, resolveram lançar a seguinte campanha: cada usuário que indicasse o serviço do Dropbox para um amigo ganhava mais espaço para armazenamento, assim que a pessoa finalizasse o cadastro com a empresa. Foi assim que eles viram sua base de usuários aumentar muito rápido.

Você também pode explorar essa ideia, oferecendo descontos ou vantagens para os seus alunos que trouxerem outros novos. Pense no melhor modelo para você e aplique a ideia.

8 – Pratique o remarketing

Não descarte o contato de seus ex-alunos, eles podem ser uma ótima oportunidade para você aumentar seu lucro. Mesmo que tenham cancelado o plano no passado, se eles gostaram da experiência que tiveram com a sua academia, podem considerar voltar. Marketing para academias funciona demais com ex-alunos.

Às vezes, os seus ex-alunos precisaram cancelar a matrícula porque tinham que cortar gastos naquele momento, porque desanimaram do treino ou qualquer outra razão, mas continuam querendo atingir o objetivo de bem-estar e só precisam de um incentivo.

Faça ações com essa base de dados, ofereça alguma vantagem, mostre os benefícios de voltar a treinar em seu espaço, não esqueça essas pessoas.

Para finalizar

Agora que você já sabe oito formas de atrair mais alunos, não se esqueça de colocá-las em prática. Faça testes e encontre o modelo que mais funciona para você.

Existem outros fatores que também vão influenciar o sucesso do seu espaço fitness, como a contratação dos professores certos e equipamentos adequados para o treino. Todos esses itens em conjunto com o marketing para academia vão garantir que você atraia e fidelize cada vez mais seus alunos.  

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