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Gestão de Academias

Esteiras usadas para academia: vale a pena comprar?

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Seu plano de negócios já está pronto, agora você precisa encontrar os equipamentos ideais para sua academia. Segundo o Sebrae, a média de gastos para montar uma academia é de 100 mil reais. Porém, você sabia que, em muitos casos, adquirir esteiras usadas pode ser uma excelente opção para economizar dinheiro sem diminuir a qualidade dos serviços oferecidos?

Você pode encontrar esteiras usadas em diversos sites diferentes e é nesse momento que precisará fazer muitas pesquisas (de preço e qualidade) para evitar comprar equipamentos que estejam com defeitos, em mau estado de conservação ou inadequados ao ambiente da sua academia.

Esteiras usadas para academias

Acompanhe a seguir, dicas e análises rápidas sobre comprar esteiras usadas para academias.

esteira usada

Cuidado com a velharia! Foto: Natural Herbal Drink

Preço e qualidade

Na hora de pesquisar por esteiras usadas, é fundamental ficar de olho na qualidade e tempo de vida do aparelho. Às vezes essa economia pode ser um tiro no pé se a pesquisa inicial não for feita com o máximo de cuidado, avaliando os mínimos detalhes. É muito comum, gestores recorrerem a sites com OLX e Mercado Livre, procurando esteiras usadas: atenção!

Em média, o valor de uma esteira nova fica entre mil e 5 mil reais, com alguns equipamentos profissionais que podem ultrapassar os quatro dígitos. Antes de fechar negócio, pesquise todos os fornecedores possíveis e as condições de seus equipamentos (você pode começar pela lista da ACAD com os principais fornecedores de aparelhos fitness no Brasil). Procure por vendedores em seu estado e, se possível, adquira maiores quantidades de aparelhos, pois essa é uma forma de reduzir o preço.

Avaliar a resistência de um aparelho também é um fator decisivo na hora de encontrar o melhor custo/benefício. Aposte em aparelhos mais robustos e com pouco tempo de uso, pois eles precisam aguentar um desgaste intenso ao longo do dia e evite comprar equipamentos que não são para uso profissional; mesmo que o preço seja menor, será preciso investir quase o dobro em reparos.

Você pode encontrar esteiras usadas em diversos sites, como Mercado Livre, OLX, Ponto Frio, Americanas ou em grupos e páginas do Facebook.

Fique de olho nos detalhes

Esteiras profissionais são mais confortáveis e possuem motores mais potentes em relação às esteiras domésticas. Além de possuir maior quantidade de funções oferecidas no painel, como monitoramento do tempo de atividade; distância percorrida; velocidade; calorias queimadas e batimentos cardíacos.

Escolha esteiras usadas com motores acima de 3.0 HP e dê preferência às que possuem superfície mais ampla para caminhar/correr e com capacidade para suportar mais peso.

Além disso, a velocidade mínima e máxima do aparelho é outro detalhe importante para ficar de olho, pois você deverá oferecer diferentes ritmos de atividade (desde leves caminhadas até corridas de alta intensidade). Esteiras com velocidade média de 1 até 15/20k/h são ideais.

Vantagens e desvantagens

Adquirir esteiras usadas pode gerar uma boa economia, mas, assim como tudo na vida, você poderá ter algumas vantagens e desvantagens, como:

  • Valores mais baixos;
  • Maiores investimentos em outros equipamentos (cadeiras, computadores, televisores, armários, etc.);
  • Maior sustentabilidade;
  • Equipamentos com menor tempo de vida;
  • Maiores gastos com manutenção.

Lembre-se: após comprar todos os aparelhos necessários para sua academia, é fundamental criar uma rotina de manutenção a fim de evitar falhas e, consequentemente, a insatisfação de seus alunos. Faça a limpeza de todos os equipamentos, aperte parafusos e lubrifique peças que vão se desgastando com o uso contínuo.

Na hora de comprar esteiras usadas, certifique-se de que está comprando o equipamento ideal para atender as necessidades dos seus clientes! E pode acreditar, cliente liga para modernidade.

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  1. Pingback: Como precificar planos para academia sem erro? - Blog Vindi

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4 empresas que podem ajudar a sua academia e estúdio

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aplicativos para academia

Seja uma micro gym, um box de crossfit ou uma academia consolidada, usar parceiros certos, pode fazer a diferença no dia a dia da gestão fitness. Além de delegar algo que eles sabem fazer com excelência, alguns aplicativos para academia e softwares ajudam os clientes e gestores. Obviamente, tiramos dicas de sistema para academia.

Fizemos uma lista rápida, que pode ajudar você gestor de academia, de forma prática. Vamos às dicas.

Gympass

A Gympass pode trazer um tipo de cliente que não está acostumado a pagar planos de academias, mas pode atrair um futuro cliente de forma simples.

Conheça: gympass.com.br

Listenx

A Listenx é dona da Radio Academia, um sistema que ajuda os gestores que querem personalizar a experiência na academia. Além da rádio, o sistema permite a reprodução indoor de conteúdo.

Conheça: listenx.com.br

Movement

A Movement desenvolve e fabrica há mais de 30 anos, equipamentos fitness com tecnologia, qualidade, robustez e design mais do que premiado, numa busca constante pela saúde e bem-estar.

Conheça: movement.com.br

Wiki4Fit

O Wiki4Fit é um aplicativo para personal trainner e academias. O app gerencia os treinos, mapeia os pontos de uso da academia e combina aplicações de GPS e Big Data para gerar B.I. (Business Intelligence).

Conheçawiki4fit.com.br

Gostou da lista? Comenta aí.

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Marketing para academia: 8 ideias para atrair mais alunos!

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marketing para academia

Quem tem um espaço fitness sabe que atrair e reter alunos é uma tarefa que exige dedicação. A alta concorrência é um dos principais desafios que um gestor precisa enfrentar. Por isso, apostar no marketing para academia é essencial para quem não quer ficar para trás.

E os esforços valem a pena. O Brasil já é considerado o segundo maior mercado de academias do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. São mais de oito milhões de alunos matriculados em espaços de ginástica e musculação.

Marketing para academia na internet

A preocupação com a aparência tem atraído cada vez mais pessoas para academias. Por isso, marketing para academia é indispensável para qualquer tipo de academia. Mas se você não investir em marketing, será difícil para seus potenciais clientes conhecerem sua marca, seu espaço e os motivos pelos quais eles deveriam treinar em seu espaço e não no que fica do outro lado da rua.

Além de ser eficiente para atrair alunos, investir esforços em marketing para academia também funciona muito bem para reter quem já escolheu treinar com você. Já que ao consolidar sua marca no mercado, as pessoas vão fazer questão de continuar com você, pois sabem que, mesmo o preço não sendo o mais baixo, a qualidade vale a pena.

Se você quer começar a investir em marketing hoje mesmo, confira as dicas que separamos abaixo.

1 – Conheça o seu aluno

Já falamos sobre a importância de saber qual é o perfil do seu aluno aqui no Ever Fit no texto de planejamento. E esse continua sendo um dos itens mais importantes quando falamos em marketing para academia.

Pense bem, para você conseguir entregar uma comunicação efetiva aos seus potenciais clientes, é preciso saber quem são eles. E não estamos falando de informações limitadas, como apenas idade, gênero e situação financeira.

É preciso considerar muito mais informações além do básico. Você deve entender qual é o estilo de vida dessas pessoas que você quer atrair, quais lojas elas gostam de comprar, quais lugares elas frequentam, seus hobbies e, um dos pontos fundamentais, quais são os principais desafios que elas têm.

Essa estratégia em marketing é conhecida como criar personas. Elas funcionam como uma imagem do seu cliente ideal. Sua construção deve ser criada baseada em informações reais e não fictícias.

Algumas perguntas importantes que você deve responder na criação da sua persona são:

  • Grau de escolaridade
  • Meios de comunicação que ela utiliza
  • Principais objetivos
  • Principais desafios

Na hora de coletar informações para construir suas personas, você pode aproveitar os alunos já matriculados e fazer rápidas entrevistas. Sempre dê um nome para suas personas, quanto mais reais elas forem, mais sucesso você vai ter ao criar sua estratégia de comunicação.

2 – Aposte em eventos

Participar e organizar eventos é uma ótima ferramenta de marketing para academia. Pois é por meio desses encontros que muitos potenciais clientes acabam conhecendo o seu espaço.

E para ter certeza que a sua estratégia será eficaz, você precisa pensar, planejar e divulgar muito bem. Assim, não corre o risco de acabar investindo dinheiro sem ter o retorno que espera.

Defina um foco

O primeiro passo é determinar sobre o que será seu evento. Pense em um tema, pode ser uma mini corrida em algum parque no bairro da sua academia, uma palestra com alguém da área de nutrição em seu próprio espaço, um personal trainer que explique como ganhar massa muscular ou qualquer outro assunto. Fazer marketing para academia é ter um foco bem definido.

É importante se certificar que o tema que você escolheu é de interesse das suas personas. Só assim você vai conseguir atingir seus objetivos com o evento.

Faça o planejamento

Planejar é indispensável para aumentar as chances que tudo saia como você espera. Defina para quantas pessoas vai ser o evento, depois tenha certeza que o espaço que você escolheu consegue suportar todas elas de forma confortável.

No planejamento é importante também definir todos os detalhes do encontro. Por exemplo, ele será aberto ou só para alunos, qual o tempo de duração, quem será o palestrante (se for o caso), será gratuito ou terá um custo simbólico para ajudar a pagar os gastos.

Não se esqueça de criar um plano de comunicação, seu evento só terá sucesso se ele for bem divulgado. É importante que você pense em tudo isso nessa etapa.

Capriche na divulgação

Na etapa anterior você planejou as estratégias de divulgação, agora é hora de colocá-las em prática.

Comece a comunicar o evento com antecedência para que as pessoas possam se organizar e participar. Envie o convite por e-mail, coloque em suas redes sociais e considere criar um banner para deixar em frente a sua academia.

Se você conhecer alguma empresa ou estabelecimento que possa ter interesse em seu evento, entre em contato, pense em parcerias que podem ajudar você a chegar no seu objetivo por meio do evento.

3 – Faça parcerias

Uma das estratégias de marketing para academia que você pode trabalhar é estabelecer parcerias.

Encontre estabelecimentos que ficam próximos a seu espaço e que tenham um público parecido com o seu. Você pode combinar ações de divulgação, em que ele comunique sobre o seu negócio para os clientes e você fale sobre os serviços dele.

Ou você também pode pensar em oferecer descontos para quem fechar com você que tenha comprado algum produto ou algum serviço do seu parceiro.

As parcerias também podem ser firmadas no meio online, muitas vezes chamadas de co-marketing. Procure empresas que também tenham um blog, escreva posts sobre o mercado fitness e peça que eles publiquem, você também pode abrir espaço em seu site para que eles escrevam.

Essa é apenas uma ideia de parcerias que você pode fazer para ajudar a divulgar o seu serviço, principalmente no começo. Seja criativo, pesquise e encontre as maneiras que mais funcionam para você.

4 – Crie um blog

Investir em conteúdo não é uma boa estratégia apenas para negócios digitais. Hoje, a internet é o principal lugar em que as pessoas buscam informações para solucionar suas dúvidas e também para procurar novos lugares.

Ter um blog é um excelente canal para atrair potenciais clientes de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por anúncios. O segredo é criar materiais úteis, de interesse da sua persona.

Esses artigos precisam ter qualidade, é neles que você deve aproveitar para escrever e responder as principais dúvidas de quem procura uma academia como a sua; elas podem ser desde as mais básicas, até as mais complexas.

Se você não tem muita prática em escrita e fica na dúvida de quais assuntos poderiam ser interessantes, a principal estratégia é se basear em palavras-chave. Elas são as principais referências que você pode ter para entender o que os seus futuros alunos buscam em sites como o Google ou Yahoo.

Use essas palavras-chave também na hora de definir os títulos de seus artigos, elas vão ajudar a atrair os leitores.

Existem ferramentas (gratuitas e pagas) disponíveis no mercado que podem ajudar você a encontrar a melhor palavra-chave, algumas delas são:

5 – Invista nas redes sociais

Elas ganharam o gosto das pessoas e acabaram se tornando grande aliadas na hora de divulgar uma empresa. Quando o assunto é fitness e marketing para academia, algumas plataformas são mais eficazes que outras.

O Instagram é uma delas, a rede tem mais de 50 milhões de usuários ativos no Brasil. A grande estratégia nessa plataforma é trabalhar fotos e o conteúdo visual. O Facebook, Snapchat e YouTube também são canais interessantes para o segmento de academias.

Com exceção do YouTube, todas as outras que citamos contam com a funcionalidade “Stories”. Explore essa opção, por elas você pode postar vídeos e imagens para mostrar a rotina da sua academia e dar o gostinho de como são as aulas.

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Use imagens de impacto em todas redes! Foto: Shutterstock

Outra aplicação das redes sociais que tem estado em alta é a opção de fazer uma transmissão em tempo real, o chamado Live.

Por ela, você pode aproveitar para conversar com pessoas interessadas em papo de academia, com certeza alguma vai gostar da sua proposta e procurar conhecer mais o seu serviço ou mesmo indicar para alguém que esteja procurando lugar para treinar.

6 – Cultive uma base de e-mails

Quando as redes sociais apareceram, muitas pessoas achavam que os e-mails deixariam de ser usados. Mas isso não é verdade. Eles estão mais fortes do que nunca e são uma ótima ferramenta para você se comunicar com seus alunos e possíveis clientes.

Por meio do e-mail você pode aproveitar para divulgar seus conteúdos do blog, além de enviar descontos exclusivos para quem ainda não fechou com você. Para ter mais assertividade, o mais indicado é segmentar sua lista.

Isso quer dizer, divida as pessoas em grupos, elas podem ser só para potenciais clientes, outra para quem já é aluno e assim por diante. Essa segmentação vai ajudar você a entregar mensagens mais personalizadas, consequentemente, elas devem ter mais aceitação.

Entre as ferramentas disponíveis no mercado que você pode usar para criar campanhas de e-mails, estão:

7 – Aproveite o marketing de referência

O famoso marketing boca a boca sempre foi uma das maneiras mais eficientes de atrair consumidores.

Com a tecnologia cada vez mais presente, essa modalidade deixou de existir apenas na “vida real” e ganhou uma versão também no mundo digital, o chamado marketing de referência.

Dessa forma, as pessoas podem indicar um serviço ou produto para amigos e em troca ainda ganham alguma vantagem com isso. O Dropbox, uma plataforma na nuvem de armazenamento de arquivos, foi uma das pioneiras nessa ideia.

Quando estavam começando, resolveram lançar a seguinte campanha: cada usuário que indicasse o serviço do Dropbox para um amigo ganhava mais espaço para armazenamento, assim que a pessoa finalizasse o cadastro com a empresa. Foi assim que eles viram sua base de usuários aumentar muito rápido.

Você também pode explorar essa ideia, oferecendo descontos ou vantagens para os seus alunos que trouxerem outros novos. Pense no melhor modelo para você e aplique a ideia.

8 – Pratique o remarketing

Não descarte o contato de seus ex-alunos, eles podem ser uma ótima oportunidade para você aumentar seu lucro. Mesmo que tenham cancelado o plano no passado, se eles gostaram da experiência que tiveram com a sua academia, podem considerar voltar. Marketing para academias funciona demais com ex-alunos.

Às vezes, os seus ex-alunos precisaram cancelar a matrícula porque tinham que cortar gastos naquele momento, porque desanimaram do treino ou qualquer outra razão, mas continuam querendo atingir o objetivo de bem-estar e só precisam de um incentivo.

Faça ações com essa base de dados, ofereça alguma vantagem, mostre os benefícios de voltar a treinar em seu espaço, não esqueça essas pessoas.

Para finalizar

Agora que você já sabe oito formas de atrair mais alunos, não se esqueça de colocá-las em prática. Faça testes e encontre o modelo que mais funciona para você.

Existem outros fatores que também vão influenciar o sucesso do seu espaço fitness, como a contratação dos professores certos e equipamentos adequados para o treino. Todos esses itens em conjunto com o marketing para academia vão garantir que você atraia e fidelize cada vez mais seus alunos.  

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Arquitetos para academias: vale a pena investir em um projeto?

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Você já reparou como a aparência de um lugar afeta você na hora de decidir em qual restaurante vai comer ou em qual loja vai comprar? Essa influência também acontece na hora de escolher um espaço para treinar. É por isso que hoje vamos falar sobre a importância de arquitetos para academias.

Ao contrário do que muitos empreendedores iniciantes possam pensar, a aparência da sua academia vai ajudar a atrair mais vendas e aumentar a percepção de qualidade que os outros têm do seu espaço fitness.

Como a arquiteta Patrícia Totaro comentou nesse vídeo, a academia deve ser considerada pelos alunos como um local de lazer. Só com essa mentalidade é que será possível garantir uma alta frequência e renovação de planos.

E a arquitetura pode ajudar a criar um ambiente agradável e com a cara do seu público-alvo. Aliás, tudo começa com ele.

Projeto para academias: quem é o seu público-alvo?

Conhecer as pessoas que possam se interessar pela sua academia é sempre um dos mais importantes passos de todo o planejamento. Se você está começando e quer saber mais sobre como criar um plano de negócios, não deixe de ler o texto que já publicamos aqui.

Nele, também falamos sobre a importância de você definir quem são seus clientes. Essa etapa, em marketing, também é conhecida como a criação da sua ou da suas personas.

Mais do que apenas saber qual a faixa etária ou poder aquisitivo das pessoas que você quer atrair, é importante considerar qual o estilo de vida que elas levam. Nisso, um arquiteto para academias, pode ajudar a entender qual é seu negócio.

Por isso perguntamos:

  • Quais roupas essas pessoas usam?
  • Em que lojas elas gostam de comprar?
  • Elas possuem um estilo mais urbano ou aventureiro?

Todas essas características vão ajudar você a desenhar o perfil dos seus clientes e também descobrir elementos que devem fazer parte do seu projeto, antes mesmo de contratar um arquiteto para academias.

Pense neste exemplo: você montou uma academia em um bairro mais simples, em que as pessoas têm um poder financeiro menor. Mas o seu espaço tem equipamentos e uma decoração muito moderna.

O que pode acontecer é que as pessoas, ao passarem em frente da sua academia, pensem “quero me matricular em uma academia, mas esse lugar parece não caber no meu bolso!”.

Isso acontece quando o seu projeto não conversa com o tipo de público que você quer atrair.

Qual imagem sua academia quer passar?  

Agora que já falamos sobre quem você quer trazer, precisamos pensar em outro ponto de grande importância: qual a imagem que você quer passar, quais são as características da sua marca.

arquitetos para academia

A Ronald Gym Club (França) usou as cores certas para atrair novos alunos.

Esses itens ajudam muito na hora de você pensar na arquitetura de sua academia com um profissional.

Se você já tem um negócio aberto e quer redesenhá-lo, uma boa estratégia é tirar fotos de todos os ambientes (não vale vídeo). Por meio dessas imagens, você conseguirá ter uma ideia de qual impressão cada espaço da sua academia transmite hoje. Instantaneamente virão ideias de como eles poderiam melhorar.

Devo contratar arquitetos para academia?

Ter um profissional para ajudá-lo nesse projeto pode ser muito importante. Ele conseguirá, por meio de sua experiência, sugerir ideias que alguém leigo no assunto não pensaria.

projetos para academias

Projeto conceito para academias da ArchDaily. Foto: Reprodução

Um arquiteto vai garantir que todos os lugares em sua academia estejam bem distribuídos. Com espaço suficiente para que os alunos deixem seus pertences, uma área suficiente para o vestiário, entre outros pontos.

Além disso, o arquiteto pode ajudar você a brincar com o visual, criando, por exemplo, pontos focais. Eles servem para direcionar o olhar do aluno, pode ser por meio de uma cor mais forte, uma iluminação diferente ou até mesmo uma planta colocada no lugar certo.

Criar um ambiente confortável e convidativo também são formas de fidelizar os alunos. Não se esqueça de ter um espaço para convivência. Assim, nos intervalos dos treinos, eles podem relaxar com outras pessoas.

Mas é claro que você não precisa depender apenas de arquitetos para ter ideias. Pesquise na internet, veja revistas e busque projetos já finalizados que vão inspirar você a criar o seu. Aqui mesmo no blog nós já falamos sobre as “oito academias mais estilosas do mundo” e também sobre “tendências em design para academias”, não deixe de conferir.

4 dicas de decoração para inspirar

Aqui vão quatro dicas de decoração para você considerar no seu projeto.

Escolha o piso certo

Eles ajudam a criar a atmosfera certa para seu espaço. Os claros deixam o ambiente mais iluminado e maior. Para ajudar no dia a dia, dê preferência para os modelos fáceis de limpar e que sejam antiderrapantes para evitar acidentes.

Brinque com a iluminação

Uma ótima forma de criar um ambiente mais interessante para cada prática esportiva é usando a iluminação. Talvez uma luz mais baixa ou colorida no salão de dança possa tornar as aulas mais divertidas.

Falando sobre iluminação natural, as janelas maiores e de vidro ajudam a deixar os espaços mais claros, colaborando com a economia de energia.

Invista em espelhos

Uma característica clássica das academias é o espelho, grandes e espalhados por todas as paredes. Uma das principais vantagens é que eles ajudam a dar a impressão de um espaço maior.

E sempre tem os alunos que adoram acompanhar seus exercícios pelo espelho.

Arquitetos para academias (bônus: a importância das cores)

Você já deve ter ouvido por aí que as cores são capazes de criar sensações em nosso cérebro. Daí a importância de escolher bem quais delas serão usadas em paredes, armários e até na decoração.

arquitetos para academias

A CLUB XII Boutique Gym preferiu apostar numa combinação de cores “clean”. Foto Reprodução

As cores mais fortes, como o vermelho, amarelo ou laranja, deixam os ambientes menores, pois ajudam a criar uma aproximação do usuário. Elas são normalmente usadas para chamarem atenção.

O melhor é brincar com essas cores quentes em detalhes ou em pontos isolados que você quer destacar.

Já as cores frias, como o azul passa a sensação de serenidade e harmonia. Mas quando utilizada de forma isolada também pode criar a ideia de tristeza. O verde tem muita relação com a natureza e o equilíbrio, muito usada em propagandas de bem-estar.

Importante dizer que por menos óbvio que pareça, é possível economizar bastante dinheiro, contratando um arquiteto para academias.

Agora que você já entendeu a importância da arquitetura e como arquitetos para academia podem ajudar você, que tal pensar em aparelhos? Então, não deixe de ler nosso texto sobreEquipamentos de academia: como encontrar os melhores preços?

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